BLOG MIND CONNECT

Serviços

Nestlé implementa programa de saúde mental para colaboradores

Iniciativa pioneira capacitará cerca de 600 pessoas para atuarem como parceiras do bem-estar mental, promovendo acolhimento e apoio a colaboradores em todo o Brasil.

A Nestlé deu mais um passo significativo em sua jornada de saúde e bem-estar. Com o apoio do Hospital Israelita Albert Einstein, a companhia lançou o programa “Parceiros do B.E.M.” (Bem-Estar Mental), uma iniciativa voltada para seu público interno que capacitará cerca de 600 colaboradores para atuarem como aliados da saúde mental dentro da organização. Além disso, para reforçar seu compromisso com o tema, a empresa destinará R$ 1,5 milhão a iniciativas de bem-estar e saúde mental ao longo do ano.

O programa prevê encontros presenciais e online, conduzidos por especialistas em saúde mental do Einstein, instituição reconhecida por sua atuação nos Centros de Apoio Psicossocial do SUS e por seu próprio programa interno de cuidados com colaboradores e pacientes. Com mais de 28 mil horas de treinamento, a iniciativa busca eliminar estigmas relacionados ao cuidado com a saúde mental e democratizar o conhecimento sobre o tema no ambiente corporativo.

A proposta é desenvolver nas pessoas parceiras a sensibilidade necessária para identificar colegas que possam estar em sofrimento emocional e necessitem de apoio. O programa abordará temas como transtornos mentais comuns, uso de álcool e drogas, síndrome de burnout e gestão de conflitos, além de incentivar o autocuidado entre os colaboradores.

Para se tornar um “Parceiro do B.E.M.”, os colaboradores precisarão atender a critérios específicos estabelecidos pelo programa, além de contarem com mecanismos de proteção para sua própria saúde mental. A alta liderança da Nestlé participa ativamente do projeto, reforçando a cultura do equilíbrio e ampliando a rede de apoio dentro da empresa.

A estrutura do programa divide-se entre líderes e parceiros, garantindo que cada profissional passe por uma imersão para aprender sobre riscos psicossociais, fatores de proteção e a forma adequada de identificar, acolher e encaminhar colaboradores que precisem de atendimento psicológico. Atualmente, a Nestlé já conta com uma rede de apoio profissional, que inclui ferramentas e recursos para suporte emocional, como o Programa Especializado de Apoio ao Colaborador (PEAC).

“O programa, realizado com o apoio de uma instituição tão respeitada como o Einstein, representa um avanço na nossa jornada de saúde e bem-estar. Na Nestlé, as pessoas estão no centro da nossa estratégia de negócios. Toda a companhia está engajada e motivada com essa iniciativa, e temos certeza de que estamos no caminho certo”, destaca Fabricio Pavarin, Gerente Executivo de Remunerações, Benefícios, Saúde e Bem-Estar na Nestlé Brasil.

Para o Dr. Luiz Zoldan, psiquiatra e gerente médico do Hospital Israelita Albert Einstein, a iniciativa é essencial diante do atual cenário de saúde mental no Brasil. “Nosso país está entre os mais ansiosos do mundo, com níveis preocupantes de estresse e transtornos emocionais. Precisamos investir no cuidado com as pessoas, criar um espaço de acolhimento e conscientizar as organizações sobre essa questão. Há um longo caminho a ser percorrido, mas o primeiro passo já foi dado”, afirma.

Com essa ação, a Nestlé reafirma seu compromisso com o bem-estar dos colaboradores e fortalece a cultura do cuidado dentro da organização, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e acolhedor.

instagram linkedin whatsapp