Como garantir resultados que superem as expectativas?
Pedro Signorelli – um dos maiores especialistas do Brasil em gestão.
Quando pensamos nos resultados que pretendemos atingir ao final de um determinado período de trabalho em uma empresa, geralmente visualizamos os aspectos positivos e como esses resultados atenderão às expectativas de forma geral. No entanto, definir os objetivos a serem alcançados é a parte mais fácil; o verdadeiro desafio está em traçar as estratégias necessárias para conquistá-los.
Primeiramente, o gestor que lidera o processo precisa ter conhecimento amplo e prévio do contexto em que está inserido, bem como dominar a ação que está sendo executada. Além disso, deve estar preparado para lidar com as eventuais dificuldades que surgirem ao longo do caminho, sem perder de vista os objetivos de médio e longo prazo.
O ideal é que a liderança aproxime a equipe, permitindo que todos debatam juntos as melhores formas de atingir os resultados estabelecidos. Melhor ainda, se os colaboradores participarem da definição desses objetivos e da medida de seu alcance. Algumas perguntas essenciais devem ser feitas: todos os integrantes compreenderam o que precisa ser alcançado? Todos possuem as competências e ferramentas necessárias para executar suas respectivas tarefas?
Com base nessas respostas, o gestor poderá avaliar se é possível dar prosseguimento ao processo para atingir os resultados esperados. Ter certeza de que os colaboradores entenderam o objetivo e que reconhecem como suas performances impactam o todo é essencial. Isso gera maior engajamento, pois todos estarão trabalhando verdadeiramente por resultados.
Nesse sentido, minha maior recomendação é adotar a gestão por OKRs – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-Chave). Essa metodologia permite que gestores e colaboradores tenham mais clareza e foco para atingir os resultados esperados. Além disso, o trabalho em equipe se torna mais motivador, pois cada um tem seu mérito no funcionamento da engrenagem da empresa.
Outro benefício dessa ferramenta é a facilidade em reconhecer e corrigir eventuais erros rapidamente. Como os ciclos são mais curtos, geralmente de três meses, ajustes frequentes na estratégia de execução podem ser realizados sem grandes impactos negativos. Assim, recalcular a rota e mudar o caminho se torna um processo mais ágil e menos oneroso.
Implementar essas práticas já trará mais resultados. E, para potencializá-los ainda mais, é necessário ir além das expectativas, definindo metas desafiadoras – aquelas que dão frio na barriga e motivam cada um de nós a entregar o melhor de si.